É comum imaginarmos que experiência e qualificação são os únicos pontos importantes na entrevista de emprego. No entanto, seu comportamento e sua personalidade são valorizados, e não saber demonstrar as características certas pode acabar com suas chances de ser contratado.
Dê uma pesquisada e busque entender a missão, o diferencial e os valores da empresa. Assim, você vai entender e assimilar sua personalidade e suas habilidades à sua carreira.
Isso é importante também quando o entrevistador perguntar por que você quer trabalhar na empresa. Sua resposta precisa mostrar o que da sua personalidade pode ser útil para a vaga.
Ao fazer perguntas sobre você, o entrevistador quer saber qual o seu diferencial. Portanto, nunca dê respostas que qualquer pessoa poderia dar.
Fale sobre o que você faz de melhor, ou seja, o que você pode oferecer que a maioria não possa.
Em um primeiro caso, se o entrevistador perceber que você não está sendo honesto você será automaticamente desclassificado para a vaga. Em outro caso, a mentira dura o tempo da entrevista mas não dura muito mais.
Aliás, como diz o ditado, mentira tem perna curta.
Além de antiético, pode significar que quando você se desligar da empresa atual irá repetir esse mesmo comportamento.
Caso tenha que citar algum problema do trabalho anterior, faça de forma crítica e sucinta. E tome cuidado, também, para que não vire um momento de desabafo.
Falar por cima de alguém pode demonstrar falta de paciência ou desrespeito independente da situação. Então, em uma entrevista de emprego, o cuidado deve ser dobrado.
A aparência pessoal (roupas, cabelo e higiene) fazem total diferença para uma boa impressão de imediato.
Para isso, vista-se de acordo com o cargo que estiver se candidatando e com a cultura da empresa.
Da mesma forma, um comportamento que demonstra desequilíbrio emocional, exageros na comunicação ou a falta, também contribuirão negativamente para o seu marketing pessoal.
Em uma entrevista de emprego provavelmente você será pedido para falar dos seus pontos positivos e negativos. E é aí que as pessoas falham, já que não se preparam para isso. Alguns candidatos vão tão despreparados que acabam valorizando mais os pontos negativos do que os positivos.
Por isso, defina seus pontos antes da entrevista para que você não tenha que pensar na hora e acabar se embaralhando.
Agora que você viu como o seu posicionamento pode mudar totalmente o rumo da sua entrevista e já sabe no que precisa se policiar, sorria e boa sorte!
Cadastre Gratuitamente seu Currículo aqui: